No post passado, discutimos a base do que consiste Dark Souls: Almas,
Humanidade e Morte. Agora, discutiremos sobre outro aspecto
fundamental – as classes do jogo, e eu irei também
introduzir uma nova classe específica para Dark Souls: O
Chosen Undead.
Considerando as classes básicas e especializadas do OSR
(Guerreiro, Mago, Clérigo, Ladrão, Paladino, Druida,
Ranger etc), creio que todas possam ser usadas, mas o Mestre deverá
fazer as devidas adaptações, especialmente no que diz
respeito à temática e história de Dark Souls.
Contudo, é importante ressaltar que um aspecto central dessa
minha adaptação serão as jogadas de salvamento,
mas eu abordarei esse aspecto no próximo post.
Mas gostaria de falar agora da 'classe' que está no jogo
eletrônico de Dark Souls: O Chosen Undead (O morto vivo
escolhido). Apesar de no jogo ser permitido ao jogador escolher
diferentes 'classes' na criação de personagem, todas
elas são essencialmente iguais – a mesma classe do Chosen
Undead.
Essa é uma classe bastante especial e tem regras próprias,
fugindo do padrão OSR. Todas as suas características
derivam dos atributos e do sistema de níveis; a progressão
de nível do Chosen Undead segue a de Dark Souls (que você pode ver nesse link); e, toda vez
que ele conseguir almas o suficiente para ir para o próximo
nível, ele pode fazê-lo na fogueira sagrada mais
próxima. A cada nível, o Chosen Undead ganha 1 ponto
para aprimorar um atributo (o jogador deve marcar na ficha o valor
original do atributo e o valor aprimorado com níveis). O
máximo que se pode ter em algum atributo aprimorado é
50. Cada 2 pontos acima de 10 conferem +1 de modificador para o
Chosen Undead (similar ao que acontece no sistema d20). Assim, Força
23 teria modificador +6, por exemplo.
Além de sua progressão de níveis e atributos
diferentes, o Chosen Undead não tem dados de vida nem
progressão em salvamentos por nível. Seus pontos de
vida são iguais ao seu valor de constituição, +1
a cada 10 níveis que ele tiver e seus salvamentos usam os
modificadores de seus atributos (isso será melhor explicado no
próximo post sobre salvamentos).
Assim, em resumo:
Chosen Undead
DV: Não tem. Seus pvs são iguais à
constituição total dele, +1/10 níveis
Ataque: Não tem. Ele usa apenas o modificador
aprimorado de força para ataques corpo a corpo e o de Destreza
para ataques à distância.
Salvamentos: Começam em 20+, e usam os modificadores
dos atributos.
Progressão de XP: Igual ao de Dark Souls, ganhando 1
ponto de atributo por nível, e +1 pv a cada 10 níveis.
Espero que tenham gostado da classe. Próximo post: Mecânicas,
Jogadas de Salvamento e Manobras de Combate.
Até lá,
Valete.
Image: A imagem não me pertence, apenas escrevi por cima dela.
Image: A imagem não me pertence, apenas escrevi por cima dela.
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